Pesquisa do Imperial College London aponta a necessidade real de grandes indústrias reduzirem emissões de gás e se preocuparem mais com poluentes
Que as atividades físicas fazem bem à saúde, não é segredo. No entanto, o que também infelizmente é de conhecimento geral, é que a poluição prejudica a saúde de milhares de pessoas. O mais preocupante nos cuidados com poluição é que em estudo recentemente apresentado pelo Imperial College London, mostrou que pessoas idosas podem ter os benefícios de seus exercícios físicos descartados, se estiverem em uma cidade muito poluída.
O documento ainda aponta a importância de indústrias se preocuparem cada vez mais urgentemente com a emissão de gás, tanto em suas unidades fabris, quanto, por exemplo, na fabricação de veículos que emitam menos gases ao meio-ambiente.
O estudo foi feito com idosos, num total de 119 voluntários, com idade superior a 60 anos. Destes, 40 tinham doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – estável há pelo menos seis meses. Outros 40 estavam totalmente saudáveis e, 39, sofriam de alguma doença no coração, porém também num quadro estável no momento do estudo. O experimento foi feito, com exames regulares, entre três e oito semanas.
Assim, em duas regiões da cidade de Londres: na poluída Oxford Street e no Hyde Park – área verde da capital, os idosos voluntários foram submetidos às caminhadas. Aos idosos examinados que andavam na Oxford Street, foi constatado o aumento de problemas pulmonares e o endurecimento de artérias, mesmo que esses idosos ficassem por pouco tempo caminhando no local, mais expostos a poluição.
Continue com seus exercícios
Mesmo com os resultados do estudo, os cientistas ainda recomendam que as caminhadas e outros exercícios continuem sendo feitos. Tudo porque, a atividade física com frequência ainda é a medida mais eficiente para a prevenção de doenças cardiovasculares e pulmonares, bem como ainda ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar a respiração.
Além disso, é importante que o idoso caminhe com cuidado e acompanhado por alguém, sempre em seu ritmo. Se caminhar sozinho, para o aumento de sua proteção, ter um Mini Rastreador Pessoal, pode garantir que esta caminhada seja mais segura.
Com GPS e a prova d’água, o dispositivo permite a localização de quem o utiliza, com a precisão de 2,5m, mesmo em ambientes fechados. Funciona a bateria e conta com comandos de alerta e velocidade.