Ossos e musculatura firme são fundamentais para manter a sustentação do corpo. Hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física regular e ingestão de vitamina D são algumas recomendações que devem ser adotadas em benefício da saúde e da qualidade de vida.
A vitamina D, além de fortalecer os tecidos ósseos e os dentes, protege o coração e o sistema imunológico. A carência dessa substância pode ser considerada uma das causas de osteoporose na fase adulta, com riscos de quedas e fraturas.
O sol é a principal fonte para a sintetização da vitamina D. De acordo com as recomendações médicas, as pessoas devem se expor ao sol de 10 a 15 minutos por dia, de preferência pela manhã, e sem protetor solar nesse período. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB), em contato com a pele, ativam a vitamina D no organismo e agem levando cálcio para dentro do osso, ajudando ainda a preservar ou aumentar a massa muscular.
Na alimentação, os ovos, leites e seus derivados (queijo, iogurte), sardinha, atum, salmão e carne bovina estão entre os alimentos ricos em vitamina D e que devem fazer parte do cardápio diário.
Pelo exame de sangue é possível saber como andam as taxas de vitamina D no seu organismo. Se os índices apresentados estiverem insuficientes, o nutriente pode ser absorvido em forma de suplementos, comprados em farmácias ou manipulados.
Lembrando que, se consumida em excesso, a vitamina D pode prejudicar os rins. Por isso, procure sempre uma orientação médica, para saber exatamente a quantidade ideal que deve ser administrada.