O exame de sangue acusou: as taxas do colesterol estão nas alturas e podem comprometer a saúde e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O colesterol é um tipo de gordura produzida no organismo e que está presente nos produtos de origem animal como carnes, leite integral, ovos, óleos etc. O excesso de colesterol no sangue, é portanto, muito prejudicial e pode ser combatido com dieta apropriada e prática de exercícios físicos.
Já está provado que alguns alimentos são muito eficientes para evitar esse mal que afeta milhares de pessoas, inclusive crianças. Por isso, reflita se não está na hora de rever o seu cardápio.
Os alimentos abaixo são perfeitos para quem decidiu apostar na saúde e no bem-estar:
– Cogumelos Shitake
– Nozes
– Soja
– Vinho tinto
– Salmão
– Alho
– Frutas ( abacate, maçã, laranja, ameixa preta, pêra, figo, mamão, damasco, pêssego)
– Feijão preto
– Azeite de Oliva extra virgem
– Aveia
– Legumes (couve-flor, ervilha, cenoura, quiabo)
– Vegetais folhosos
– Mandioca
– Pão integral
– Farelo de trigo
E fuja desses:
– Bacon
– Chantilly
– Biscoitos amanteigados
– Doces e sorvetes muito cremosos
– Queijos amarelos
– Camarão
– Carnes vermelhas “gordas”
– Gema de ovos
– Creme de leite
Ao cozinhar, opte por utilizar “gorduras boas” (manteiga ou azeite de oliva extra-virgem) e modere na adição de sal nos alimentos.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia (uma colher de sopa), sendo que o recomendado é de até 6 gramas (uma colher de chá). Portanto, na hora das refeições, deixe o saleiro de lado.
E lembre-se de praticar alguma atividade física. Mas antes, consulte um cardiologista para saber qual a modalidade esportiva é a mais indicada para a sua condição física. Assim, você não corre riscos e terá certamente uma vida mais feliz e duradoura.
A sua saúde agradece!