O som rola solto, mas não é no salão de baile e nem na escola de dança de salão. Essa alegria contagiante acontece durante as aulas de ginástica rítmica em cadeira, para o público idoso, ministradas pela professora de Educação Física Maria Alice Corazza, 79 anos de idade e há 55 dedicando-se a levar a arte do movimento para a terceira idade.
“Na minha época de faculdade, não existia essa disciplina e ninguém acreditava que eu conseguiria trabalhar a atividade física com os idosos. Diziam que eles poderiam quebrar os seus ossinhos. Ao contrário. Os ossos se fortalecem com os exercícios, desde que estejam de acordo com as suas necessidades e realizados com segurança”, argumenta Maria Alice. “As academias de hoje se não tiverem um segmento voltado para a terceira idade, tendem a fechar, porque estamos vivendo mais, com melhor qualidade de vida e um alto nível de longevidade”, emenda a professora.
Seu método MAC (as iniciais de seu nome) atua em três vertentes: ginástica na cadeira, ginástica na água (hidroginástica) e dançaterapia recreativa. Em todas as suas aulas, a música é o carro-chefe. A playlist escolhida é bastante diversificada e temática: músicas de carnaval, sertanejas, valsas, juninas, natal e muitas outras canções que levam o aluno a puxar pela memória uma época de sua vida. Inclusive o figurino respeita o tema da aula, com caracterizações específicas. Maria Alice costuma usar também alguns acessórios na condução de suas aulas, como folhas de papel, garrafa d’água de plástico, lenços, bolas entre outros, tornando os movimentos mais interessantes.
Daí em diante, é só alegria, sem contraindicação. São ginásticas de baixo impacto para as pernas, braços, articulações, alongamentos e que podem ser feitos até por pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas para o fortalecimento dos músculos dos braços. Os resultados são altamente benéficos. “Melhora a sustentação corpórea, a postura, a resistência, a condição cardiorrespiratória, além do prazer e da alegria propiciados pelos movimentos”, comemora a professora.
Vale ressaltar também que os exercícios sincronizados com a música atuam nas funções cognitivas, estimulando o raciocínio, a criatividade, a coordenação motora e a concentração.
A metodologia MAC é referência nacional e internacional. Atualmente Maria Alice ministra suas aulas para um enorme número de idosos, em vários lugares como por exemplo nos navios do Brasil e Europa; promove cursos, workshops e palestras nas áreas de Gerontopsicomotricidade, Educação Física, Fisioterapia e participa dos encontros de terceira idade de norte a sul do país. E se sobrar um tempinho, ainda consegue dar aulas online, para quem não abre mão de sua técnica e de estar compartilhando o seu conhecimento, alegria e carisma.
Para acompanhar o trabalho da professora Maria Alice Corazza, acesse o perfil @malicorazza no Instagram, e fique por dentro de suas aulas, vídeos e performances.