Manter a mente ativa, praticar exercícios, continuar a estudar e fazer coisas prazerosas ajudam a cuidar da saúde
Garantir a saúde e bem-estar é necessário em todas as fases da vida. Após aos 60 anos, com novas alterações metabólicas de nossos corpos, manter a mente ativa, praticar exercícios, procurar afazeres que dão prazer de viver e cuidar da saúde são itens fundamentais para continuar uma vida plena e feliz.
Como em outros ciclos, as mudanças chegam e, muitas vezes, nos avisam em forma de alertas: o paladar pode mudar, o sistema digestivo fica mais preguiçoso, algumas dores musculares e ósseas podem acontecer, bem como alterações na pressão arterial, coração e circulação. Confira algumas dicas salutares para continuar sua vida normalmente.
Alimentação
Um dos principais pontos a ser cuidado é a alimentação. Afinal, dizem que somos aquilo que ingerimos, não é mesmo? É importante ressaltar, neste quesito, que, com as mudanças metabólicas do corpo, após aos 60 anos, a absorção de nutrientes pode ser comprometida. Logo, consumir alimentos orgânicos, naturais, bem como evitar os conservantes e ácidos é fundamental para conservar a saúde de seu sistema gástrico.
Justamente pelo novo jeito do metabolismo trabalhar, são comuns as reclamações de prisão de ventre, dores abdominais e indisposição ao ingerir certos alimentos. Manter uma dieta rica em fibras também pode ajudar.
Por isso, beba bastante água. Manter o corpo hidratado auxilia, inclusive, no funcionamento diurético do organismo. Outras famílias alimentares podem ser bem úteis também:
Carboidratos
Fonte energética natural, os carboidratos são melhores se consumidos em sua forma integral.
Frutas, verduras e legumes
Procure consumir pequenas porções de frutas ao longo do dia. As verduras e legumes também devem ser ingeridos continuamente para que as vitaminas e minerais sejam fixadas no organismo.
Laticínios
O consumo de leite e derivados fornecem cálcio e ferro ao organismo, itens necessários para o bem-estar do idoso.
Uso de medicamentos
Seja para repor vitaminas, controlar a pressão arterial ou mesmo para problemas gástricos, uma rotina com remédios geralmente é estabelecida após aos 60 anos. Assim, a responsabilidade para tomar os remédios no horário correto, principalmente para quem vive sozinho, pode ser pesada. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de tomar um remédio no horário prescrito!
No entanto, principalmente para quem vive sozinho, alguns produtos podem ajudar e muito ao evitar que o remédio seja esquecido. O Dispensador Eletrônico de Medicamentos (foto), vendido aqui na Filha&Cia, avisa ao usuário quais medicamentos devem ser tomados em determinado horário.
Com uma programação previamente estabelecida, o produto avisa sonoramente e libera, por um sistema inteligente, o medicamento a ser ingerido. Ligado a uma central que recebe um sinal de alerta no horário predeterminado, o dispensador emite o sinal até que a ação seja completada. O dispensador permite a programação de até 28 horários.
Prática de exercícios
Ter um sono de qualidade, manter o peso ideal, o corpo em forma saudável, ajudar na luta contra depressão, entre outros fatores estão entre os benefícios de praticar exercícios. Assim, com a ajuda de orientador físico e um check-up para garantir que nenhum esforço será excessivo, procurar esportes que lhe dão prazer revitaliza o corpo e a alma.
Natação, caminhadas, tai chi chuan, hidroginástica, tênis, xadrez, bocha e ginástica estão entre os mais praticados por pessoas com idade acima dos 60 anos. Veja o que mais lhe agrada e mantenha sua vida ativa!