Pensa num espaço silencioso, com cuidadosa jardinagem e um delicioso e aconchegante aroma de alecrim. Relaxou? Pode parecer que você está num spa, longe do burburinho da cidade grande. Mas não. O local está situado no bairro de Pinheiros, numa pequena vila de casas, onde funciona a Clínica Carlos Wilheim, de musculação e fisioterapia especializada no atendimento à Terceira Idade.
“Desde quando trabalhava como massoterapeuta, já lidava com pessoas idosas. Mais tarde, fiz faculdade de Fisioterapia e me especializei em Geriatria, com mestrado em Gerontologia, sempre com o foco no envelhecimento saudável. O condicionamento físico e a musculação voltados ao público mais maduro é prova de que é possível regenerar o músculo em qualquer idade”, relata o fisioterapeuta, que contabiliza mais de 20 anos de experiência na área de musculação terapêutica.
As queixas mais comuns que o idoso apresenta nas consultas, de acordo com Wilheim, são as dores (ombros, punhos, pescoço, coluna lombar e cervical etc.), desconfortos geralmente causados pela postura inadequada, principalmente ao usar celulares e computadores por longo espaço de tempo. E, muitos deles são sedentários, o que piora ainda mais o quadro. “Temos que tirar a pessoa da preguiça e mostrar que a musculação, o pilates e outros tipos de atividade física são muito importantes, não apenas para diminuir as dores, como também para resgatar a autoestima e a vaidade”, completa o profissional.
A Clínica Carlos Wilheim está equipada com uma enorme variedade de aparelhos e recursos utilizados nas sessões: halteres; tornozeleiras; bolinhas para reabilitação ortopédica; bola de pilates; faixas elásticas; eletroterapia; infravermelho; leg press horizontal para fortalecimento de pernas, coxas e quadril; barril para alongamento de tronco e pernas; e até uma estação com várias funções, que permite a realização de exercícios para pernas, braços, abdome, joelhos, panturrilhas, cotovelos, ombros, punhos, peito e região dorsal. Inclui-se também nesse rol de tratamentos, os exercícios específicos de fortalecimento do assoalho pélvico para a incontinência urinária, os de movimentação da cabeça para a labirintite, os treinos de marcha para quem usa bengala, entre outros.
Para relaxar e combater o estresse do dia a dia, o espaço oferece também o banho de Ofurô após as massagens, com o devido monitoramento da pressão arterial durante o procedimento. Embora convencionou-se que a fisioterapia pode se resumir a 10 sessões, Wilheim rebate: “O tratamento é uma reabilitação para a vida toda e negligenciar essa informação é o que provoca as recidivas”.
Os atendimentos na Clínica Carlos Wilheim são individuais ou para casais, com 2 sessões semanais e a opção de ser em domicílio.
Clínica Carlos Wilheim
Rua Oscar Freire, 2000- Casa 6- Pinheiros- São Paulo- SP
WhatsApp: (11) 99648-9446
Email: fisiotcw@gmail.com