Filha&Cia faz parceria com Gerontóloga especializada em acessibilidade para melhorar a vida de idosos
Adriana de Almeida Prado é arquiteta e consultora na área da acessibilidade de espaços. Além disso, é também Gerontóloga. Com a junção das profissões, descobriu que poderia usar suas habilidades para melhorar a vida de pessoas com idade acima dos 60 anos, tornando espaços, residências e condomínios espaços acessíveis a quem já não tem tanta mobilidade para se locomover, com a chegada da idade.
Sua proposta é estudar o espaço em que as pessoas que estão envelhecendo vivem e adequá-lo para que vivam da melhor forma possível. “Algumas pessoas, com a chegada da idade, ficam mais fracas e com mais dificuldade para realizar tarefas e caminhos que antes eram fáceis. Adequar esses espaços torna a vida destas pessoas e de quem está por perto mais confortável e segura”, explica.
Trabalho pessoal
Quando trabalha diretamente na casa das pessoas, Adriana faz um relatório do que poderia melhorar e ser alterado para o idoso. “Vou até a residência e desenvolvo um estudo do que poderia ser mudado por lá. Nunca proponho o que parece exagero. Afinal, tornar a vida de uma pessoa mais segura, é o primordial”, afirma.
Este trabalho é feito por meio de entrevistas com os familiares e, se possível, com a presença do idoso. “Geralmente, uma boa conversa franca traz à tona problemas que as pessoas não enxergavam. É um trabalho muito pessoal, uma vez que alguns idosos, não admitem precisar daquelas mudanças, muitas vezes por vergonha de ter envelhecido ou mesmo de ficar dependente de alterações que também afetarão outros familiares”, diz Adriana.
Execução e entrega
O trabalho realizado por ela termina no estudo e projeto de acessibilidade. Tudo acontece de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aliás, Adriana também é participante do conselho que discute a norma 9050 – que lida com a acessibilidade em espaços, atuando como coordenadora, com ação em propostas de políticas públicas em municípios. “Promovo o estudo do ambiente por completo e o entrego a quem o solicitou. A escolha do arquiteto e de outros profissionais que executarão os serviços é dos familiares”.
Parceria Filha&Cia
Caso os clientes da Filha&Cia se interessem em solicitar um Relatório de Acessibilidade de nossa parceira Adriana de Almeida Prado, favor entrar em contato conosco no telefone abaixo para agendarmos uma visita com ela.
A visita da especialista custa R$ 500,00 reais para avaliação do espaço e conversa com os moradores sobre o que eles esperam de melhoria. A partir da visita, em aproximadamente 3 dias, o valor e prazo do relatório completo de acessibilidade são informados.
Adriana de Almeida Prado também pode ser chamada para ministrar palestras sobre Acessibilidade em condomínios e residenciais para informar sobre os cuidados com a moradia na terceira idade (com 1 hora de duração). O telefone de contato é o mesmo.
Sempre com o cuidado de tornar a terceira idade mais segura, a Filha&Cia fez essa parceria pensando em um futuro mais tranquilo para todos que estão entrando na melhor fase da vida e seus familiares.
Ligue para (11) 3088.0674.