Você se lembra daquela época em que as pessoas com 60 anos ou mais, não tinham a menor afinidade com os meios digitais? Não sabiam usar smartphones, não tinham redes sociais, não se conectavam à Internet e muito menos faziam compras online? Felizmente, essa realidade ficou no passado. Hoje, é visível a sinergia entre a geração platinada e o mundo virtual, promovendo um estilo de vida mais saudável e feliz.
“Ao adotar a tecnologia digital, a comunidade 50+ ganha inclusão social, econômica, qualidade de vida e autonomia. Participar ativamente do mercado de trabalho, seja com carteira assinada, em empregos remotos ou empreendimentos próprios, se torna imprescindível o conhecimento digital. Além disso, as ferramentas digitais oferecem aprendizado contínuo e novas habilidades, promovendo um envelhecimento ativo e saudável”, define Bete Marin, profissional de marketing, especialista em gerontologia e sócia da MV Marketing, 1ª. agência digital especializada no público 50+.
Foi exatamente para entender melhor o processo de envelhecimento e seus impactos – tanto no organismo como no entorno-, que Bete Marin complementou os seus conhecimentos em Marketing com uma pós-graduação em Gerontologia, área que estuda o envelhecimento em suas diferentes fases. “Quis conhecer as demandas desse público, a diversidade e os padrões de comportamento da nova maturidade brasileira. Assim, consigo criar estratégias de marketing com uma visão gerontológica, obtendo resultados mais assertivos”, justifica.
É fato que a inclusão digital abre um novo universo, repleto de conhecimento. A facilidade de acesso a todo tipo de informação traz muitos benefícios, como por exemplo, aumenta a capacidade de tomar decisões e a independência. Favorece também as relações sociais com os familiares, amigos, equipes de trabalho entre outras. Aplicativos como o WhatsApp, Facebook e Instagram, costumam ser usados como muita frequência pelos seniores, reduzindo, inclusive, a sensação de abandono.
Se você faz parte da geração prateada e ainda é resistente à tecnologia, não tenha medo de aprender algo novo. Peça ajuda aos mais jovens, se for preciso, e comece o quanto antes a desvendar esse enorme mundo virtual, cheio de novidades e ensinamentos.